[UPDATE] Onanim responde!
Bom dia, tarde ou noite, jovens queridos! Hoje é dia de colocar a peixeira na mesa e abrir o jogo! (Talvez literalmente)
Para os que não sabem, fizemos, no inicio do mês, um "Pergunte à Onanim!" em que vocês fizeram perguntas, muitas perguntas, tantas perguntas que o editor aqui ficou louco! Sem muita enrolação, vamos lá! (Aconselho colocar uma musiquinha, porque é bastante texto).
No momento não há planos de uma nova Beta Aberta Pública, mas podemos considerar, se necessário.
Para os que não sabem, fizemos, no inicio do mês, um "Pergunte à Onanim!" em que vocês fizeram perguntas, muitas perguntas, tantas perguntas que o editor aqui ficou louco! Sem muita enrolação, vamos lá! (Aconselho colocar uma musiquinha, porque é bastante texto).
- Qual a previsão de lançamento do jogo? Como será o lançamento do jogo? Preço?
Vamos começar bem? Trajes Fatais: Suits of Fate terá uma nova atualização da beta para um futuro próximo e um Early Access/Acesso Antecipado lançado até Dezembro de 2020*. Ambas essas versões serão exclusivas para Apoiadores e Criadores de Conteúdo.
O que terá na futura Beta?
A futura beta será exclusiva para os Apoiadores e contará com 15 personagens em fase de testes, além de um Modo Treino, Modo Online (em fase de testes) e Modo Versus. Essa etapa de testes é essencial para coleta de feedback sobre erros críticos, mal funcionamento, bugs e entre outras anomalias que possam ter passado desapercebidas pelos desenvolvedores.
A futura beta será exclusiva para os Apoiadores e contará com 15 personagens em fase de testes, além de um Modo Treino, Modo Online (em fase de testes) e Modo Versus. Essa etapa de testes é essencial para coleta de feedback sobre erros críticos, mal funcionamento, bugs e entre outras anomalias que possam ter passado desapercebidas pelos desenvolvedores.
O que terá nesse Early Access?
O Early Access será exclusivo para os Apoiadores e Criadores de Conteúdo, contará com 15 personagens, Modo Treino, Modo Online (em fase de testes) e Modo Versus e, possivelmente, um Modo Arcade. Essa versão é importante para que possamos fazer coleta de feedback, balanceamento e que o público tenha acesso ao material do nosso projeto.
Não sou um Apoiador, o que eu posso fazer???
Para os não apoiadores, fica a possibilidade de se tornar um Apoiador (seguindo os padrões de nossa campanha do Catarse) ou de aproveitar nossa atual beta que está disponível na Steam interamente de graça!
Essas datas dependem de uma série de fatores: disponibilidade da equipe, execução do projeto, programação e implementação dos personagens e extras, configuração da engine e comandos dentro do jogo, visual, coleta de dados e feedback e uma série de outros processos nem sempre tão legais e divertidos quanto o próprio jogo em si.
A versão completa de Trajes Fatais: Suits of Fate com todos os modos ainda não tem uma data estipulada, mas temos uma meta de entregar o projeto 100% até Junho de 2021.
O preço de Trajes Fatais: Suits of Fate será em torno de 30BRL / 20 USD, mas ainda sem definição e sujeito à alterações.
Atualmente o projeto está passando por uma série de adaptações de equipe e felizmente tudo parece estar indo em um bom caminho para que vocês tenham acesso a um jogo com qualidade impar.
*datas sujeitas a alteração.
- Quais personagens serão jogáveis nesta primeira versão? Teremos uma nova beta aberta?
Tanto a versão Beta quanto Versão Antecipada terão um total de 15 personagens e serão exclusivas ao Apoiadores e Criadores de Conteúdo! Segue a lista de personagens!
Em nossas redes sociais (@TrajesFatais) vocês podem conferir as frases de vitória de nossos personagens! São 15 personagens e 15.000 mistérios a serem solucionados... |
No momento não há planos de uma nova Beta Aberta Pública, mas podemos considerar, se necessário.
- Quais são os planos para o lançamento em multiplataformas de Trajes Fatais: Suits of Fate?
No momento estamos em processo de negociação com outras representantes de plataformas (Xbox, Playstation, Switch, Mobiles) e queremos muito que Trajes Fatais esteja principalmente disponível nos consoles para vocês se divertirem. No momento, podemos garantir com 100% de certeza que o jogo estará disponível através da PC/Steam e estamos negociando ports para Linux e Mac no momento.
- Quais os modos de jogo estarão presentes em Trajes Fatais: Suits of Fate?
Vamos recapitular quais modos estarão disponíveis em quais versões:
Versão Beta (sem data definida): Modo Treino, Modo Online, Modo Versus.
Acesso Antecipado (Dezembro de 2020**): Modo Arcade*, Modo Treino, Modo Online, Modo Versus.
Lançamento Oficial (Junho de 2021**): Modo História, Modo Arcade, Modo Versus Local, Modo Versus Online, Modo Treino, Modo Trial, Color Unlock , Steam Trading Cards e Steam Achievements
*em planejamento.
**datas sujeitas a alterações.
- Como serão os lançamentos das DLC do jogo? Terá lançamentos cosméticos?
Lançamentos de cosméticos em um jogo de pixel art em 2D é uma tarefa completamente diferente dos jogos atuais em 3D devido a uma séries de fatores de programação que lançamentos de cosméticos pode interferir na experiência e na clareza do jogo. Isso não quer dizer que não teremos cosmésticos, mas que ainda é cedo para avaliar como cosméticos podem ser implementados dentro de Trajes Fatais sem que seja necessário uma demanda de esforço imensa ou que acarrete em prejuízo para o funcionamento harmônico do jogo.
Porém pretendemos com toda a certeza lançar conjuntos de paletas e personagens novos, além de atualizações de correções e balanceamento.
- Como será o Modo História? Pretendem fazer expansões para outras mídias como HQs, mangás, animes, animações…?
O Modo História de Trajes Fatais ainda permanecerá em segredo, mas de antemão, todos os personagens já possuem suas temáticas bem definidas. Muitos de vocês se surpreenderão com nosso Modo História detalhado e com uma trama conjunta bem amarrada. Trajes Fatais eventualmente irá provar que contar histórias em jogos de luta não é apenas um mero detalhe, mas sim que anda de mãos dadas com o entretenimento e o carisma da obra.
Sobre outras mídias, podemos dizer que estamos abertos a negociações com outras produtoras que queriam adaptar nossas histórias para diversas mídias, mas no momento, o foco é entregar o projeto conforme o combinado.
- Porque trocaram de engine no meio da produção (Unreal para Unity) e quais as vantagens que fizeram a Onanim tomar essa decisão no meio da produção?
Existe um mal entendido à respeito da troca de engine.
Assim como qualquer outra desenvolvedora, no início do projeto testamos várias engines e a Unreal chamou nossa atenção, testamos, porém, a Unreal, na época, não dava um suporte adequado e intuitivo para jogos 2D, então, conhecemos a Unity que ofereceu um suporte muito mais adequado e transparente e, ainda hoje, estamos inteiramente contentes com essa escolha.
- Como a pandemia influenciou a produção do jogo?
A pandemia é um evento trágico que tem nos mostrado quanto que o mundo é uma coisa frágil. Felizmente, nenhum de nós teve problemas com a COVID-19 e, de certa forma, isso tem nos unido um pouco mais e permitido que possamos trabalhar mais no projeto, visto que estamos todos de home-office.
Porém, com o aumento do dólar, ficou financeiramente impossível contratar mão de obra e equipamentos especializados de fora. Outro contratempo que a pandemia gerou foi a nossa limitação de equipamentos, já que alguns de nossos desenvolvedores utilizavam equipamentos de ponta em laboratórios de universidades e sem acesso a eles, o desenvolvimento passou a ser feito em computadores não muito adequados e nem recomendados.
- Como será o Modo Online do jogo? Quando estará disponível e quais recursos terá? Rollback? Teremos GGPO ou delay-based?
Torcemos muito o Modo Online seja bom, visto que online em jogos de luta sempre é um desafio de todas as empresas um netcode estável e decente. Podemos adiantar que nosso Modo Online segue a linha GGPO/Skullgirls e estará incialmente aberto para testes apenas nas versões Early Acess/Beta entre Apoiadores e só saberemos como será o desempenho nessas fases de testes com coleta de feedback.
- Como será o foco do competitivo do jogo? Eventos no competitivo ou Multiplayer online?
Esperamos ver Trajes Fatais garantindo momentos de êxtase em campeonatos no Brasil e no mundo e também acreditamos no potencial do jogo para isso, mas ainda é cedo para falar sobre eventos ou campanhas/campeonatos online.
- Quais novidades podemos esperar da nova Beta? Por que não disponibilizar o jogo com os personagens que já estão prontos em Early Access na Steam?
Além dos personagens novos e os testes para o Modo Online, fizemos modificações sutis de jogabilidade para dar maior possibilidade de combos para os jogadores e também corrigimos alguns pontos que possibilitavam combos infinitos no jogo.
Atualmente, o que falta para o lançamento de um Acesso Antecipado é passar pela fase de testes (Beta), que como já dissemos, acontecerá muito em breve. Após essa fase de testes, o jogo passará por um refinamento para correções e então irá para a fase de lançamento antecipado.
- Personagens de outras séries de jogos de luta poderão entrar em Trajes Fatais: Suits of Fate?
Já recebemos propostas, estamos abertos a elas, mas nada confirmado. É uma ideia super legal, mas depende muitos de questões burocráticas que estão bem longe de serem nosso foco no momento.
- Quais B-Sides farão parte do lançamento do jogo? Como se dará o lançamento dos personagens da meta-extendida? Esses personagens fazem parte da história do jogo?
Lucy, Chris, Lourenço, Nathy e Saulo terão B-Sides que farão parte de todas as etapas de lançamento do jogo, assim como prometido durante o financiamento no Catarse. Os lançamentos dos B-Sides dos outros personagens ocorrerão de forma progressiva conforme metas forem alcançadas.
Todos esses e ainda tem mais! Esperem conhecê-los no Modo História de Trajes Fatais! |
Os personagens da expansão farão parte do lançamento oficial do jogo e para eles acontecerá uma votação onde os mais bem votados terão prioridades. Vale lembrar que inclusive esses personagens da expansão têm suas versões B-Sides também.
Todos os personagens apresentados em Trajes Fatais: Suits of Fate fazem parte da história do jogo e se conectam de alguma forma.
- Como está a dublagem do jogo? E a trilha sonora? E os cenários?
Nós estamos trabalhando em todos esses pontos com muito carinho. Todas eles andam conforme acontece a finalização de cada personagem, porém, o foco atual está concentrado no que realmente importa: implementação dos personagens e o Modo Online. Existe a possibilidade de que alguns desses elementos fique exclusivo para o lançamento oficial.
(Estamos abertos a propostas de dubladores profissionais (inclusive pela valorização da classe), mas não estamos firmando contratos ou acordos no momento, apenas sondando possibilidades...)
Vale lembrar que estamos em parceria com a talentosíssima Radioativa Produtora que está trabalhando conosco para trazer para vocês o melhor quando se trata de trilha sonora.
- De onde vem as inspirações para os personagens, suas poses e golpes?
De muitos lugares! Existem inspirações que ninguém nem imaginaria de onde possa ter vindo! Clipes, danças, filmes, séries, pessoas conhecidas, objetos, sonhos e até poses no espelho são potenciais referências para os desenvolvedores.
- Quais são os personagens favoritos da equipe?
OnOff: Cristiano, Martins, Wagner (Hummmmm...)
André: Lucy, Penetra, Barata (Segundo ele, o resto é lixo u__u, mas só joga de Lourenço, enfim...a hipocrisia)
Ygor: Sarah (mas ele confessa que só joga de Lucy porque é noob, achou que eu não ia expor?)
Portela: Lucy (Como não amar a mulher que literalmente samba na cara das inimigas?)
Fellipe: Sarah ( E segundo ele, não espera que ela seja nerfada...vocês terão pesadelos com a Sarah porque ele é quem está programando ela.)
Mion: Com certeza é o Penetra. (Melhor design e melhor conceito impossível!).
- Como se deu a parceria que resultou na Cláudia? Existem planos de outros personagens feitos pelos apoiadores?
Nosso Apoiador (A.K.F) ganhou esse direito previsto nas regras estipuladas pelo nosso financiamento no Catarse de acordo quantia doada por ele. Basicamente lhe enviamos um questionário com opções que mais lhe agradavam. Rascunhamos em cima das respostas fornecidas por ele com os artistas que tínhamos na época e ela foi batizada romanticamente com nome de sua Esposa. Ainda mantemos contato com esse Apoiador e mais uma vez, agradecemos imensamente o apoio que ele têm nos dado.
Tivemos muitos personagens (inclusive muitos ainda sequer revelados) de uma nova leva que veio de sugestões, mas não de co-criações tão diretas.
Porém, personagens interessantes criados pela comunidade podem acabar se tornando convidados de nossa festa, fazendo parte de nossos cenários, como é o caso dos ganhadores do concurso Power Geyser, que dentre os prêmios, os personagens finalistas estão convidados para comparecerem na festa de Nathália Clarimond.
Mas esclarecendo, no momento não pretendemos fazer lançamentos adicionais além dos que já estão em nossos concepts, mas no futuro, um possível concurso é uma possibilidade.
Ziad; Um dos personagens vencedores do Concurso Power Geyser! (Agradecimento ao @FelipeResende pelos concepts incríveis também!) |
- Quando veremos os trailers de outros personagens?
Sem data definida, mas certamente antes do lançamento oficial.
- O que podem dizer sobre o Chefe Final?
Inspirado em "mitologia-arquétipo" já existente, mas podemos dizer que é uma divindade pouco convencional. Gostamos muito dele(a)...
- O que posso fazer para trabalhar junto a Onanim?
No momento nossa condição de contratação está bem informal. Estamos trabalhando com voluntários especializados (inclusive deixamos aqui nosso mega obrigado a todos vocês! Amamos vocês de montão!!!!) que vão chegando por conta própria, mas quem tiver interesse pode falar conosco, dizer sua especialidade e onde você acredita que seu talento poderia ser utilizado no jogo.
Apolínea é uma cidade fictícia do Brasil, nela temos a luxuosa Mansão Clarimond que é palco dos eventos de Trajes Fatais. |
- Onde se passa Trajes Fatais: Suits of Fate?
Cidade Fictícia "Apolínea". Considere que é no Brasil.
- Quais outros produtos de mídia são influências para Trajes Fatais? (games, filmes, animações...)
Jogos de luta como The King of Fighters, Guilty Gear, Street Fighter, Tekken, DBZFighters com certeza são influências diretas e convencionais para nós.
Mas para essa resposta, cabe que o próprio idealizador Trajes Fatais responda com suas palavras, afinal, ele que concebe vida a esse projeto maravilhoso:
"Cresci com animações dos anos 90 (Saint Seiya, Sailor Moon, Yuyu). Sou muito fã de Neon Genesis Evangelion (me influencia no psicológico dos personagens). Atualmente consigo acompanhar séries (muitas espanholas). Não tinha muito envolvimento com heróis Marvel/DC, mas fui fisgado por Jéssica Jones, o que provavelmente me fará adentrar em outras séries de heróis, o que ajuda muito ao lidar com Universos de muitos personagens. No momento estou emocionado e encantado com a nova versão de She-Ha! Recomendo!!!''
- Os apoiadores terão seus nomes creditados no fim do jogo e ainda receberão conforme o prometido durante o arrecadamento do Catarse?
Todas as promessas feitas no Catarse serão cumpridas, mas materiais físicos extras tende a demorar mais por conta de nossa situação financeira, da pandemia, tempo de desenvolvimento e claro, fatores externos à nossa responsabilidade. Esperamos poder contar com a paciência de vocês para poder resolvermos isso após o lançamento e com tudo em ordem.
- Fora desenvolvedores de jogos, quais as outras ocupações dos integrantes da Onanim?
OnOff: Trabalhava como animador digital e diretor de arte antes do cataclisma da pandemia.
André: É professor, palestrante e faz serviços...digamos...exclusivos (Fica no ar aí o que é...)
Ygor: Trabalho com pesquisa, primariamente em Computação Gráfica e Inteligência Artificial. No momento está cursando o Doutorado (Olha ele...Doutor Ygor!!!). Fora do mundo programação, ele toca bastante violão e gosta de escrever.
Portela: Tradutor, pesquisador e consultor. Nas horas vagas é Ilustrador, mas faz tudo no paint e no mouse! (Shame)
Mion: Advogado, concurseiro, fotógrafo nas horas vagas, editor na Página Power Geyser (tradutor, designer, redator e revisor) e, mais recentemente, youtuber (roteirista, narrador e apresentador) e relações públicas da Onanim.
Fellipe: Coordenador de equipes e programador de jogos mobiles educativos para uma empresa de atividades extracurriculares.
Sabemos que não somos a Rihanna...Mas assim como a Rihanna não decepciona nunca, esperamos não decepcionar também! |
- Como será a interação da Onanim com o público?
Como puderam ver, a Onanim é uma empresa indie e pequena, com poucos funcionários que desempenham múltiplas funções, nossa interação com vocês por enquanto se dará dessa forma: através das redes sociais e diálogo aberto com vocês através delas.
Essa será nossa abordagem nessa primeira fase que visou resgatar a confiança de vocês. Agradecemos as dezenas de mensagens de apoio e as outras muitas dezenas de sugestões e críticas, nosso melhor de cada dia se dá através da energia que captamos de vocês! Nosso Obrigado hoje e sempre!
Por fim, estamos nos empenhando em trazer transparência para vocês. Queríamos estar em contato direto com vocês, abraçar, apertar e possivelmente utilizar de nossos segredos de desenvolvedores para apelar nos contras com vocês, mas hoje isso não é possível. Esperamos que no pós-lançamento com o jogo e o planeta em ordem possamos tornar mais essa meta realidade em eventos, torneios e exposições!
Essa será nossa abordagem nessa primeira fase que visou resgatar a confiança de vocês. Agradecemos as dezenas de mensagens de apoio e as outras muitas dezenas de sugestões e críticas, nosso melhor de cada dia se dá através da energia que captamos de vocês! Nosso Obrigado hoje e sempre!
Por fim, estamos nos empenhando em trazer transparência para vocês. Queríamos estar em contato direto com vocês, abraçar, apertar e possivelmente utilizar de nossos segredos de desenvolvedores para apelar nos contras com vocês, mas hoje isso não é possível. Esperamos que no pós-lançamento com o jogo e o planeta em ordem possamos tornar mais essa meta realidade em eventos, torneios e exposições!
Bom, por hoje tivemos muita revelação, não é? Vamos descansar... Quem aproveitou pra colocar uma musiquinha e curtir as repostas se deu bem. Estamos nos empenhando e lutando para defender nosso projeto e queremos que vocês desfrutem dele do jeito mais divertido possível no futuro mais breve possível! Cuidem-se, hidratem-se, usem máscaras e mantenham o distanciamento social! E é isso pessoal!
Retornaremos quando tivermos novidades para mostrar, mas estejam ligados aos teasers que serão revelados em nossas redes sociais em breve.
Sugestão de personagem: O DJ da festa, um jovem asiático-brasileiro que se veste como um dos Daft Punk e acaba ganhado poderes estilo metal hero.
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